emoção

VÍDEO: após 60 dias internada por Covid-19, idosa deixa o Husm

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
Ao sair do Husm, no corredor profissionais aplaudiram a idosa junto com cartazes e balões

Foram dois meses de incertezas que acabaram com emoção e boas notícias para a família Denardi em Santa Maria. Na última quarta-feira, uma das primeiras pacientes a ser internada com coronavírus no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), a aposentada Judite Luiza Berleze Denardi, 73 anos, recebeu alta sob aplausos e homenagens (veja vídeo abaixo). 

Judite foi internada há 60 dias, após sentir dificuldades para respirar. Ela chegou a ficar alguns dias entubada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas conseguiu se recuperar. Além dela, outros familiares também tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19. O caso mais grave foi da nora dela, Arianda Oliveira da Encarnação, 41 anos, que também precisou de internação no Husm, mas recebeu alta no final de maio

Segundo o motorista Agomar Denardi, 50 anos, filho de Judite e esposo de Arianda, finalmente agora a família está completa em casa: 

- Foram períodos complicados, angustiantes. Eu estava me revezando para cuidar da minha mãe e da minha esposa no hospital. Estávamos em oração, acreditando na parte médica. O Husm nos ofereceu um tratamento muito bom, todos foram muito atenciosos, desde a equipe da limpeza até a equipe médica. Depois da alta da minha esposa, minha mãe ainda seguiu internada. Quando soubemos que ela ia ter alta, ficamos super felizes, não tem felicidade maior do que poder voltar pra casa com quem a gente ama, é tudo - comentou Denardi. 

Veja o vídeo:


A enfermeira Kelen Pompeu, que trabalha há pouco mais de um ano no pronto-socorro do Husm, acompanhou a alta da idosa. Junto com a equipe médica, ela prestou homenagem a Judite com cartazes, balões e muitos aplausos no corredor. 

- Toda equipe se emociona, ainda mais nesse momento em que a gente tem perdido tantas pessoas no Brasil. A gente vê toda a trajetória dela, com um prognóstico inicial bastante ruim, porque ela tinha comorbidades. Já é uma idosa, com alguns problemas de saúde. Então, quando a gente vê que recuperou mesmo, com o empenho de toda equipe, porque a gente sabe que não é fácil trabalhar ali com toda a pressão, todos os EPIs, os louvores maiores vão para quem está na linha de frente - conta a enfermeira.

Foi a profissional que registrou toda a emoção no vídeo acima e publicou na rede social. Em um dia, a publicação já tinha mais de 22 mil visualizações. Depois das homenagens, no final Judite aparece agradecendo:

- Eu não tenho palavras para agradecer o amor e o carinho que vocês me trataram - fala a idosa, que agora segue o tratamento em casa.

*Colaborou Chaiane Appelt

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pagamento de nova parcela do auxílio emergencial começa sábado. Veja o calendário

Hospital Casa de Saúde e UPA recebem novos respiradores Próximo

Hospital Casa de Saúde e UPA recebem novos respiradores

Saúde